Ricardo Young visita o Parque Vila Ema

Ema4
Hoje (25) estive novamente no terreno de esquina da Rua Batuns com a Avenida Vila Ema, local em que moradores da região reivindicam que seja criado o Parque Vila Ema.
 
Estive lá em novembro do ano passado, mas não pude entrar, pois trata-se de área privada. Entrei em contato por telefone com a Tecnisa, construtora proprietária da área, e ainda assim não obtive autorização para conhecer o terreno.
 
Diante da recusa, enviei uma carta de repúdio à Construtora. No início deste mês tive a feliz surpresa de receber em resposta um convite para agendar uma data em que eles nos receberiam lá.
Convidei meus colegas membros da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade e ontem eu e o vereador Toninho Vespoli (PSOL) realizamos a visita.
 
O terreno é uma área de 17 mil m2, com cerca de dois terços de mata preservada, na Vila Ema, bairro situado em uma das regiões mais carentes de áreas verdes da cidade. A transformação do local em parque é uma reivindicação antiga dos moradores. Em 2010, ainda na gestão Kassab, a área foi alvo de uma DUP (Declaração de Utilidade Pública), que expirou em 22 de outubro de 2015.
 
A Tecnisa nos informou na visita que pretende erguer no local três torres, não mais quatro, como haviam planejado inicialmente. Segundo nos disse o representante, cerca de um terço do terreno será preservado e eles estão elaborando uma proposta de transformar esse espaço em um parque, aberto à população.
 
O impasse sobre a área é antigo e a manutenção do terreno fechado não beneficia a ninguém, gerando ainda uma situação de insegurança à vizinhança.
 
Não tenho ainda uma opinião formada sobre o tema. O que tenho é a convicção de que o melhor caminho para um desfecho bom para todos é o diálogo.
 
O Parque Vila Ema será tema de uma reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade no mês de abril. Será uma oportunidade para colocar na mesma mesa todos os atores envolvidos na questão. Espero que todos estejam abertos a construir uma solução conjunta e democrática, com um processo que seja exemplo para outros conflitos semelhantes da cidade!
Ema3 Ema2 Ema1

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply