Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissao_Transito
A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas demarcadas para construção de estruturas de uso público, espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas para estacionamento de veículos.
 
O requerimento para instalação de um parklet deve ser feito junto as subprefeituras, órgão responsável pela regulamentação, manutenção e fiscalização dos equipamentos, é levado em conta para a aprovação questões como a dinâmica da região e a aceitação da vizinhança. Uma das polêmicas que envolvem o projeto diz respeito à possibilidade dos imóveis comerciais acabarem se apropriando do espaço para fins de atividades privadas, utilizando o local como extensão de seus empreendimentos.
 
No entanto, Luís Eduardo Surian Brettas, superintendente de desenvolvimento de paisagem da SP-Urbanismo, garantiu que, com a fiscalização promovida pelas subprefeituras, isso não acontece: “Não existe privatização desse espaço, ele é totalmente público, ninguém pode se apropriar dele. Ao instalar um parklet, o proponente assume um contrato para com a cidade, com o cidadão.” explicou.
 
Para o vereador Ricardo Young (Rede), o projeto é muito importante para a cidade e deve ser consolidado por intermédio da Legislação: “Toda a regulamentação dos parklet, no momento, é feita através de Decreto, passível de ser revogado a qualquer momento. Eu acho que é necessário consolidar isso na Legislatura, pois a função que esses espaços exercem na vida das pessoas é enorme”, disse.
 
O vereador José Police Neto (PSD) corroborou com a fala de Young, informando ainda que já há um PL (Projeto de Lei) em tramitação na Casa, sob autoria do vereador Nabil Bonduki (PT). “Podemos fazer a solicitação para que o projeto venha para essa Comissão e possamos dar andamento ao processo de aprovação”, concluiu. A Comissão de Transportes promoverá na próxima quarta-feira uma nova Audiência Pública para tratar da medida de redução de velocidade nas vias e Marginais e os impasses gerados com o congelamento da tarifa em 2017.

Related posts

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

CPI da Compensação Ambiental debate licenciamento de obras no Parque dos Búfalos

CPI da Compensação Ambiental debate licenciamento de obras no Parque dos Búfalos

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Compensação Ambiental promoveu hoje (20) o seu último encontro. A pauta discutida foi o processo de...

Leave a Reply