Frente Parlamentar pela Sustentabilidade debate a abertura da Avenida Paulista para as pessoas

Frente pela Sustentabilidade

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (12) moradores, comerciantes, organizações sociais, a polícia militar e demais cidadãos para debater a abertura da Avenida Paulista para as pessoas aos domingos.

O vereador Eduardo Tuma (PSDB) iniciou o debate reclamando do descumprimento do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado pela Prefeitura da cidade de São Paulo junto ao Ministério Público Estadual. Segundo ele, o documento garantia a mobilidade da Avenida Paulista para os carros, permitindo o seu fechamento somente em três eventos por ano: a São Silvestre, o Ano Novo e a Parada do Orgulho LGBT. “Portanto, o fechamento em outras datas é irregular”, reclamou. Segundo ele, a Prefeitura está sendo multada pelo Ministério Público pelo descumprimento deste acordo jurídico.

Alguns moradores da região e comerciantes concordaram com Tuma, alegando que impedir os carros de trafegarem na Paulista aos domingos causa transtornos, como dificuldades de realização de entregas a hospitais, ou problemas no deslocamento de quem mora ou trabalha na avenida.

Os argumentos foram rebatidos por organizações da sociedade civil como a Minha Sampa e o Greenpeace, que defendem retomada da Paulista pelas pessoas. Para estas organizações, a rua é um espaço público e deve ser compartilhada por todos. “Acredito que existe um conflito de gerações, é uma mudança de cultura”, comentou Guilherme Coelho, da Minha Sampa.

Guilherme lembrou que antes de determinar a restrição do uso da avenida por carros aos domingos, a Prefeitura realizou uma audiência pública, que aconteceu no vão livre do MASP. “Na audiência a maioria foi a favor da abertura da Avenida. Além disso, a Minha Sampa conversou com comerciantes. Metade dos aprovou a medida. 25% foi indiferente e 25% contra”, disse.

Mara Prado, chefe de gabinete do mandato do vereador Ricardo Young, se posicionou a favor da abertura da avenida para as pessoas. “A abertura da Paulista aos domingos é um ganho para a cidade de São Paulo”, enfatizou. Ela ponderou ainda que “o problema levantado de que a Prefeitura não ouviu todos os envolvidos deve ser investigado. É fundamental que todas as partes sejam ouvidas, a abertura da Paulista deve ser analisada como algo sistêmico, devemos considerar os estudos, as estatísticas, os relatórios que todas as organizações fizeram”.

O vereador Gilberto Natalini, presidente da Frente, terminou a reunião com o encaminhamento de reunir os vereadores membros para debater o assunto e tentar marcar uma reunião com o Prefeito Fernando Haddad para tratar do tema e assim melhorar o projeto. Assim que a reunião for marcada vamos divulgar.

A próxima reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, dia 19/11, vai debater a licitação de transporte.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply