Frente Parlamentar pela Sustentabilidade debate o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo

Frente pela Sustentabilidade

Na reunião de ontem (17) da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade os vereadores debateram o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA), uma iniciativa da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, que tem o objetivo de trazer um olhar preventivo para as árvores da cidade.

Segundo Danilo Mizuta, engenheiro da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, o PIMA surgiu a partir de um estudo realizado por técnicos das subprefeituras, em que foram mapeadas 25 mil árvores nas regiões da Vila Mariana, Santo Amaro, Pinheiros, Lapa, Sé, Butantã, Mooca e Ipiranga. “É um programa que visa ser proativo em responder as demandas dos munícipes no tema de remoção e poda de árvores. Queremos saber a situação da árvores e não aguardar a reclamação, ou, pelo menos, quando recebermos a reclamação já sabermos algo sobre aquela árvore”, explicou.

As árvores mapeadas terão sua saúde avaliada para que a remoção seja feita somente quando a árvore cumprir o seu ciclo de vida, sendo substituídas por novos exemplares da mesma espécie. “O principal objetivo do PIMA é sempre a manutenção da árvore, mas os levantamentos já revelaram que a população de árvores da cidade é adulta e velha, o que pode exigir o manejo”, relatou Mizuta.

O representante do Laboratório de Árvores do Instituto de Pesquisas Tecnológica (IPT), Sergio Brazolin, sugeriu que fosse firmada uma parceria entre o órgão e a Prefeitura para auxiliar na execução do PIMA e na capacitação dos técnicos para uma análise mais profunda das árvores da cidade. “Os técnicos do IPT treinariam os profissionais da prefeitura para um estudo de biomecânica das árvores, com acompanhamento dos técnicos da prefeitura na rua para a análise das árvores que puderem vir a oferecer qualquer risco para a população”, sugeriu.

Para o vereador Ricardo Young, a criação do PIMA não é suficiente. “Em vez de manejo, precisamos cuidar do plantio intensivo de árvores na nossa cidade. Mais que isso, é um erro tratarmos cada árvore como um indivíduo e não como ecossistema complexo. Por fim, até hoje não temos um senso que indique a quantidade de árvores nós temos de fato na cidade. Não há respostas sistêmicas sobre isso”, reclamou.

Os vereadores se comprometeram a cobrar da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente o status do grupo de trabalho que cuidaria do Plano Municipal de Arborização Urbana em uma próxima reunião.

Os detalhes do que aconteceu na reunião você pode ler na ata, disponível neste link http://on.fb.me/1LAEzKA

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply