Em sua fala de liderança de hoje, o vereador Ricardo Young (PPS) agradeceu a presença da ex-ministra Marina Silva na Comissão de Meio Ambiente

Ricardo1

Em sua fala de liderança de hoje, o vereador Ricardo Young (PPS) agradeceu a presença da ex-ministra Marina Silva na Comissão de Meio Ambiente e comentou a situação da ocupação Antônio Conselheiro.

“Muito obrigado, senhor presidente.

Eu gostaria de lembrar aos nobres colegas que esta semana é a Semana Mundial do Meio Ambiente. Nós não tivemos nenhuma providência, nenhuma comemoração, em relação a isso. E isso nos mostra o quanto a questão do meio ambiente na cidade tem sido desconsiderada. No entanto, eu queria agradecer a todos os membros da Comissão Extraordinária do Meio Ambiente, porque a Comissão convidou a senadora, ex-ministra, Marina Silva, para falar um pouco sobre o estado geral da questão ambiental no Brasil.

Foi um evento bastante concorrido aqui na Câmara, nós tivemos quase 200 pessoas e poucas vezes, talvez, o senhor tenha visto isso antes, senhor presidente: eu vi uma personalidade pública ser aplaudida de pé, como a Marina foi. Claro que ela não foi aplaudida de pé pelas posições políticas que ela expressou, mas pela sabedoria com que ela consegue falar sobre a questão da sustentabilidade, sobre a emergência de uma nova visão de sociedade, da necessidade de que a sociedade, na evolução tecnológica, não se divorcie da questão ambiental, ao contrário: regenere os serviços ambientais da cidade e tenha, na questão de regeneração de serviços ambientais, a condição da continuidade da vida humana, inclusive nessas leis na cidade.
Então, foi uma palestra, uma conversa, tivemos várias perguntas e a participação intensa dos vereadores. Tivemos mais de dez vereadores presentes! Então, uma manhã que honra a democracia e a Casa.

E a segunda nota, antes de esgotar o meu tempo, senhor presidente, é sobre a desocupação da invasão do terreno ali perto do Shopping Interlagos, feito pelo grupo de ocupação que era do Parque dos Búfalos, autodenominado Antônio Conselheiro. Embora essa ocupação seja polêmica, porque alguns dizem que é ocupação porque aquela área era privada e o próprio movimento diz que aquele espaço era um espaço que estava em negociação com o proprietário…

O fato é que o grupo Antônio Conselheiro, que é o mesmo grupo do Parque dos Búfalos, deu uma aula de não violência. Ao receber os policiais que foram fortemente armados para fazer a reintegração de posse, receberam com muita cortesia, não criaram nenhum momento que pudesse haver confronto. Pelo contrário, os próprios policiais, sensibilizados, foram ajuda-los a sair da região e eles mostraram, para todos que estiveram lá presentes, o quanto a natureza da ocupação deles lá tinha uma preocupação ambiental, eles fizeram todo um processo de saneamento ali na região, tiveram um cuidado de não construir nada que fosse definitivo e assim por diante.

Embora esse vereador se posicione sempre contra as invasões, há de considerar que há um nível de consciência, cada vez mais avançado, em alguns grupos em São Paulo, que não estão procurando invadir para criar fatos políticos, mas eles estão buscando espaços de habitação popular de verdade e de forma sustentável! Não há mérito nenhum na invasão, mas absoluto mérito na forma com que eles ocuparam aquele espaço e na forma que desocuparam o espaço. Muito obrigado!”.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply