Frente Parlamentar pela Sustentabilidade tem nova mesa diretora

Ricardo Young

O vereador Ricardo Young falou hoje no pequeno expediente. Ele aproveitou a oportunidade para informar que a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade tem uma nova mesa diretora.

Confira a íntegra da fala:

“Gostaria de comunicar a todos vocês que hoje (26) na reunião da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade nós elegemos o nosso nobre e querido colega Gilberto Natalini (PV) como o novo presidente da Frente. Eu continuo na vice-presidência e a secretaria fica por conta do vereador Toninho Vespoli (PSol). Gostaria de parabenizá-los por esta eleição.

A Frente terá uma agenda intensa nos próximos meses, a começar pela Aliança pela Água. Representantes do movimento estiveram em nossa reunião e trouxeram uma agenda emergencial para a cidade. Essa agenda já foi compartilhada com o prefeito pelo Conselho da Cidade, mas foi negligenciada.

A Aliança pede agora que essa Casa abrace as iniciativas que eles estão propondo e que possamos ser uma caixa de ressonância para o que a sociedade civil está fazendo.
Ainda em relação à Frente de Sustentabilidade, nós marcamos para a próxima sexta-feira, dia 13, uma nova reunião para continuar a discussão sobre a Lei de Zoneamento.

Ontem nós tivemos uma reunião que foi convocada por alguns vereadores. O encontro lotou a sala, com mais de cem pessoas. Nós sentimos, tantos da parte arquitetos e urbanistas presentes, quanto pela população representada, que a discussão sobre a Lei de Zoneamento terá que ser aprofundada, os desdobramentos serão muitos, e não dá para se esgotar o tema apenas nas audiências públicas já marcadas. É fundamental um engajamento maior da Câmara nesta discussão.

Eu queria também colocar uma questão que nos deixou bastante perplexos hoje de manhã, que foi a eliminação das sibipirunas da Praça do Correio. É impressionante! A cidade padece de falta d’água. Nós sabemos que a cidade está se tornando uma ilha de calor. Boa parte dos desajustes climáticos e da intensidade das chuvas dos últimos tempos tem se dado em função da ilha de calor que a cidade se tornou.

As árvores são absolutamente necessárias. Há uma demonização das árvores na cidade, o que é um absurdo. As árvores são fundamentais para a qualidade do ar, para a garantia do equilíbrio da temperatura, para a fauna remanescente que nós ainda temos na cidade, para o sombreamento das calçadas e um ambiente minimamente aprazível, principalmente nas áreas públicas.

Aí, rapidamente, da noite para o dia, a própria Prefeitura elimina cerca de cinco sibipirunas adultas, com mais de 20 anos, sem dar nenhuma explicação para isso.

É um absurdo que nós estejamos enfrentando a situação climática que estamos enfrentando, a escassez de água que estamos enfrentando e a necessidade de aumentar o metro quadrado de verde por habitante nessa cidade, onde nós temos três metros quadrados por habitante, quando a recomendação das Nações Unidas é 12, e o próprio poder público elimina árvores, que inclusive eram fundamentais para os usuários dos ônibus do local, que tinham nestas árvores o sombreamento necessário.

A Frente já está encaminhando um requerimento para a Secretaria do Verde para saber como essa decisão foi tomada . É lamentável e por isso a Frente decidiu fazer uma revisão da Lei de Compensação Ambiental e de arborização da cidade, porque assim como está não dá.

Muito obrigado.”

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply