“O que está sendo feito no Parque dos Búfalos é um crime!”

Ricardo Young

O vereador Ricardo Young registrou em fala realizada na sessão plenária de hoje (16) sua indignação com a violência que tomou conta da audiência pública organizada ontem (15) pelo Executivo, para debater a questão do Parque dos Búfalos.

Representantes do movimento de moradia agrediram e ameaçaram manifestantes que defendiam a preservação do Parque.

O objetivo da audiência era discutir a construção do Residencial Espanha, um complexo com 193 prédios do Programa Minha Casa Minha Vida que será erguido a beira da represa Billings, em uma área que abriga oito nascentes.

Representantes de assessorias dos vereadores Young e Gilberto Natalini (PV) estavam no local e presenciaram as agressões.

“Foi uma barbárie o que se viu lá. Eu já falei aqui, em vários momentos, que a gente vive na cidade um conflito muito grande entre os movimentos de moradia e a questão ambiental, que por não ter representantes, tem levado a pior.

Trata-se de um parque que a população da região tem mantido à beira da Billings, por mais de 40 anos, são 980 mil m² que estão sendo adensados por um projeto de Zeis (zonas especiais de interesse social). O grande problema desse projeto é que, até o final do ano passado, havia um decreto de utilidade pública ali, que foi revogado em outubro. Dalí em diante houve uma aceleração enorme das licenças e não foi ouvida a população. Portanto, o grande esforço da população do Jardim Apurá é justamente ser ouvida. A Audiência Pública de ontem foi resultado de uma manifestação que eles fizeram no centro da cidade, caminhando da Praça da Sé até a Secretaria da Habitação. Foi Audiência quase que arrancada da Prefeitura para poder discutir o projeto.

Bom, eis que o que houve uma violência orquestrada pela Secretaria de Habitação, junto com os movimentos de moradia. Claro que não o movimento inteiro. Alguns elementos que estavam infiltrados foram convocados num dado momento e deram uma surra nos líderes do projeto do Parque dos Búfalos, no caso o Wesley e o Aurélio. Eles foram parar numa delegacia e não puderam voltar para casa porque foram ameaçados de morte. Uma Audiência Pública que deveria justamente discutir com a população a destinação daquela área acabou assim.

Eu queria chamar a atenção de vocês para o fato de que esta obra tem diversos problemas. Eu venho falando com o prefeito há mais de um mês sobre isso! Tem o licenciamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), mas todos os licenciamentos municipais estão irregulares. Nós já falamos com o Ministério Público, que está com uma Ação Cível pronta para suspender a obra. A obra inclusive está sendo feita por uma construtora que tem problemas de denúncias de trabalho escravo.

Quero alertar aos meus colegas, como já fiz com o prefeito e Secretário do Verde, que se acontecer uma tragédia lá no Parque dos Búfalos, virão a tona todas essa irregularidades que estão ocorrendo lá. Virão à tona os problemas relacionados às empreiteiras, inclusive financiamentos de campanha e assim por diante.

Eu faço aqui um apelo aos vereadores, já falei com o vereador Nabil Bonduki inclusive para ajudar a interceder junto ao prefeito, para que ele receba o movimento e que, inclusive, faça uma Audiência com o Governador para rever o projeto.

Eu não sou contra os movimentos de moradia, muito pelo contrário, mas nós não podemos resolver o problema de moradia à custa do meio ambiente. No caso da Nova Palestina, buscou-se uma solução que hoje inclusive está no Plano Diretor de compatibilizar construções em áreas de mananciais com métodos construtivos sustentáveis, super avançados, que reduzem muito impacto. O problema é que o que está sendo feito lá no Parque dos Búfalos é um crime! Está sendo soterrada uma área com oito mananciais, onde serão colocadas 19 mil pessoas em 3,8 mil unidades. É uma cidade numa região que não tem infraestrutura e muito menos infraestrutura ambiental para isso. Vamos evitar essa tragédia, intercedendo enquanto é tempo. Muito obrigado!”

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply