Audiência pública aborda atendimento precário do Hospital do Servidor Público Municipal

Foi realizada hoje (20), na Câmara Municipal de São Paulo, uma Audiência Pública para debater a situação do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).

As condições precárias de atendimento em que o estabelecimento se encontra têm sido alvo de debates na Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, que inclusive já visitou o local no dia oito de agosto.

A superintendente do HSPM, Regina Lúcia Pedro Athie, fez uma breve apresentação em que relembrou o fim de uma contribuição mensal que, até 2007, era realizada pelos funcionários públicos municipais. “Uma legislação criada na gestão Kassab (Lei 14.661 de 2007) dispensou os servidores do pagamento, que na época era de 3%, e isso foi um marco na queda de qualidade. Além disso, desde sua inauguração, em 1957, o hospital passou por poucas reformas. Há a necessidade de reestruturações e uma ampliação física do hospital, para dar conta da demanda”, disse Regina.

Dentre os problemas que foram destacados na audiência estão a falta de equipamento técnico e espaço físico para salas de cirurgia, e a necessidade de contratação de anestesistas, que não têm interesse em trabalhar no local devido a baixa remuneração.

 

Segundo Regina, uma possível solução para a falta de profissionais seria a criação de mecanismos que possibilitem uma equivalência no salário dos profissionais de saúde, eliminando o número de abandono de cargos no HSPM.

 

Outro ponto fundamental é a sobrecarga do Pronto Socorro, que é a uma única referência para o munícipe da região e para as equipes de resgate que prestam atendimento à população.

 

“A comissão de Saúde está totalmente envolvida no caso desse hospital. Já temos um requerimento para uma próxima audiência pública, que vai abordar a criação da Unidade Pronto Atendimento (UPA) para dividir a demanda, a obtenção de recursos para a reforma e ampliação do hospital e a volta da cobrança da contribuição compulsória dos servidores públicos municipais para o HSPM”, concluiu o vereador Ricardo Young.

 

A audiência citada por Ricardo tem data prevista para o dia 10 de setembro e deve contar com a presença de funcionários municipais e seus representantes sindicais.202

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply