São Paulo inaugura uma boa notícia no Dia do Meio Ambiente

LOGA

Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, São Paulo ganha a primeira Central Mecanizada de Triagem do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, na unidade Ponte Pequena.

O que se inaugura hoje é uma inversão de sinal, da geração de resíduos para a geração de matéria-prima, renda e inclusão social. Um ciclo que traduz a sustentabilidade. Afinal, provavelmente começamos a pensar em crise ambiental vendo as montanhas de lixo que as cidades produzem.

Em visita ao local, pude conhecer a estrutura que já é considerada a maior da América Latina. Uma máquina inteligente separa até nove matérias diferentes. Cinquenta cooperados da Coopere monitoram o processo, sem exposição direta aos resíduos. Em relação às cooperativas que conhecemos, há uma grande surpresa no ambiente: um sistema de exaustão e filtragem do material particulado e de odores faz com que não haja nenhum cheiro desagradável no local, nem no entorno – ainda que sejam recebidas ali mais de 5 toneladas de resíduo por dia. Assim, parece que esse não será mais um vizinho indesejável.

A parceria com a Prefeitura permite que a venda dos materiais seja revertida para um fundo que, por sua vez, contempla a inclusão de catadores no processo. A estratégia contribui para a geração de renda, emprego e inclusão social. Vamos seguir com as visitas e fiscalizar a execução do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para garantir que os pilares econômico, ambiental e também o social sejam lembrados nesta implementação.

A unidade tem capacidade de processar 250 toneladas de resíduos secos por dia e 80 mil por ano. Até 2016, com a inauguração de outras três centrais, o percentual de coleta seletiva em São Paulo deve aumentar dos atuais 2% para 10%. Embora ainda seja pouco diante do volume de lixo que essa cidade gera, é um esforço significativo que diminui nossa pegada ecológica e revoluciona a nossa relação com os resíduos. Em mais um Dia Mundial do Meio Ambiente, entre tantas catástrofes naturais, ganhamos um motivos para comemorar.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply