Frente pela Sustentabilidade quer reativar Política de Mudanças Climáticas da cidade

Frente pela Sustentabilidade

Os vereadores da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade se reuniram nessa segunda-feira, 17, para debater uma proposta de avaliação da Política Municipal de Mudanças Climáticas. A lei foi aprovada em 2009 pela prefeitura de São Paulo e determina o compromisso de reduzir em 30% as emissões de gases-estufa, com base nos níveis do período 2005-2010.

As metas, no entanto, não foram regulamentadas. Os grupos responsáveis por gerir os trabalhos em torno do tema não se reúnem desde 2012 e a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) ainda não apresentou propostas efetivas para o problema, nem incluiu o tema no seu Plano de Metas.

Presidente da Frente, o vereador Ricardo Young (PPS) criticou os rumos da política climática na cidade ao dizer que ela “a atual gestão esqueceu a lei das mudanças climáticas”. O grupo elaborou quatro tópicos para reinserir a discussão sobre a lei na cidade. O processo passa por revisitar as premissas da lei, avaliar o que já foi aplicado por ela, estabelecer pontos estratégicos de ação para mudança e fazer propostas para resgatar a legislação, inserindo a discussão na revisão do Plano Diretor da cidade. Os gabinetes ainda designarão assessores específicos para tratar do tema.

Em um tempo de efervescência da preocupação global com o clima, a lei paulistana precedeu a criação das políticas estadual e federal sobre o tema. Todas elas foram criadas poucos meses antes da COP-15, conferência global sobre mudanças climáticas realizada pela ONU na cidade de Copenhague, na Dinamarca. A despeito de não ter sido considerada produtiva, a COP-15 direcionou vários governos a pensarem na questão como uma política pública para seus países. Atualmente, cerca de 500 leis relacionadas ao clima já estão em vigor em 66 nações.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply