Vereadores aprovam orçamento 2014, com oito emendas de Ricardo Young.

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Por 38 votos a favor e 12 contra, os vereadores de São Paulo aprovaram  nessa quarta-feira o orçamento da cidade para o próximo ano, a partir do substitutivo da Comissão de Finanças, que não teve alterações dos parlamentares. Ricardo Young (PPS) declarou voto favorável ao projeto, na aposta de que “os vereadores também têm responsabilidade sobre a melhoria da peça orçamentária e as emendas devem cumprir esse papel”.

No discurso de encaminhamento de voto, entretanto, Young ressalvou que o projeto ainda tem distorções. “Não é admissível que tenhamos, entre o Executivo e esta Casa, R$ 200 milhões de reais investidos em publicidade. Como se explica isso para a população? Outro ponto: não é possível que a Câmara e o Tribunal de Contas do Município disponham de 800 milhões enquanto algumas secretarias não possuem um terço disso para trabalhar. Temos uma responsabilidade nessa decisão. Precisamos mudar o orçamento”, criticou.

Emendas

O texto final, que acatou 816 das 5.127 emendas apresentadas pelos parlamentares, conta com 8 emendas de Ricardo Young. Todas compõem o acordo que prevê até R$ 2 milhões para as propostas de cada vereador.

As propostas de Young buscam dar fôlego aos investimentos de subprefeituras e também de corrigir distorções – como o fato de o orçamento da Comunicação da Câmara Municipal ser maior do que as secretarias de Segurança Urbana e do Verde e Meio Ambiente somadas. Entre as ações propostas, está a angariação de “recursos para a desapropriação do Parques Municipais”.

Foram recusadas duas propostas de Young, que iam além do acordo. Ele havia sugerido a retirada de R$10 milhões da verba para Construção, Reforma e Ampliação de Edificações da Câmara, recomendando que eles fossem distribuídos igualmente entre as secretarias do Verde e da Assistência Social.

Abaixo, a lista explica as origens, os destinos e os valores de cada emenda aprovada.

EMENDAS APROVADAS 2014 – Gabinete Vereador Ricardo Young

Destino: Subprefeitura São Miguel
Objetivo: Adaptação do Galpão para instalação Mercado de Orgânicos de São Miguel, apoio à mobilidade urbana, construção de bicicletários e ciclovias, aquisição de equipamentos para CMTCT – Centro Municipal de Capacitação e Treinamento.
De onde sai: Comunicação da CMSP
Valor:  R$ 500.000,00

Destino: Secretarial Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Objetivo: Cooperar para melhorias no atendimento à população em situação de rua, com investimento na capacitação de psicólogos, agentes de saúde e educadores para atuar com esse público específico.
De onde sai: Comunicação da PMSP
Valor: R$ 300.000,00

Destino: Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras
Objetivo: Apoio à Supervisão de Abastecimento para ampliação do Movimento de Agroecologia do município, com atividades educativas, e disseminação de conhecimento sobre o tema.
De onde sai: Comunicação da PMSP
Valor: R$ 100.000,00

Destino: Subprefeitura Sé
Objetivo: Aquisição de equipamentos para atividade esportiva  de lazer na área que fica localizada sob o Viaduto Marechal Deodoro para utilização da população carente do entorno
De onde sai: Comunicação da PMSP
Valor: R$ 50.000,00

Destino: Subprefeitura Lapa
Objetivo: Pintura do Mercado Municipal da Lapa/ Revitalização da Praça Homero Silva/ Apoio aos projetos apresentados no Mapa dos Sonhos da Pompéia.
De onde sai: Comunicação da CMSP
Valor: R$ 350.000,00

Destino: Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Objetivo: Contribuir para angariar recursos para a desapropriação do Parques Municipais, como o Parque da Vila Ema

De onde sai: Comunicação da CMSP
Valor: R$ 350.000,00

Destino: Subprefeitura Vila Prudente
Objetivo: Reforma da Pista de Skate na Praça Hilário Franco de Lima
De onde sai: Comunicação da PMSP
Valor: R$ 150.000,00

Destino: Secretaria Municipal de Saúde
Objetivo: Ampliação da UBS Paulo VI – Butantã –  com a construção de 4 salas para a instalação do consultório odontologico / Hospital Santa Marcelina para garantir a continuidade do atendimento no bairro
De onde sai: Comunicação da PMSP
Valor: R$ 200.000,00

Total R$ 2.000.000,00

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