Gestão do Verde ganha fôlego em reunião do secretário com vereadores

Frente pela Sustentabilidade

Desde meados de maio que a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, presidida por Ricardo Young (PPS), vinha tentando uma agenda com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira (PV). Na última quinta-feira, 29, o vereador licenciado para administrar a pasta ambiental do Executivo voltou à Câmara Municipal para prestar contas sobre os rumos da gestão ambiental na cidade. Ele foi questionado, ouviu críticas e também assumiu compromissos, especialmente quanto à gestão dos parques urbanos.

Descentralizar

Na pauta da reunião, construída a partir das reivindicações dos movimentos ambientais, a gestão dos parques falou mais alto. Sobre ela, Teixeira alegou enfrentar dificuldades orçamentárias na pasta, o que implicaria a lentidão na resposta às demandas de fiscalização e manutenção dos parques, além de ser uma barreira para a necessária ampliação do quadro de funcionários. Apesar disso, o secretário prevê, como solução para descentralizar os trabalhos, a criação de 32 supervisões de meio ambiente, uma em cada subprefeitura.

Parem as máquinas!

Questionado sobre as compensações ambientais do Rodoanel, Teixeira esclareceu que a obra havia sido contratada antes do início desta gestão e, além disso, as decisões do projeto não passam pelo município – o que não impediu a Secretaria de pedir o embargo da obra e exigir o plantio de 1 milhão e 600 mil mudas.

Licenciamento para quem?

Teixeira enalteceu, neste primeiro semestre de gestão, a agilidade da Secretaria ao providenciar os licenciamentos ambientais. O autoelogio pôs Ricardo Young em dúvida. “Estaria a descentralização e o aceleramento dos processos a serviço da cidade ou da especulação imobiliária?”, questionou o parlamentar.

O secretário procurou, rapidamente, esclarecer seus critérios. “Priorizamos as obras públicas para não devolver os recursos do Governo Federal. Dos R$ 8 bilhões que foram disponibilizados, R$ 3 bilhões são para as áreas de mananciais, parques lineares e moradia”, respondeu.

Parque Augusta e Cemucan

Aberta ao público, a reunião teve um dos seus momentos mais intensos durante a discussão sobre uma das últimas áreas verdes do Centro da cidade, entre as ruas Augusta e Caio Prado. É ali que um grupo de ativistas propõe a criação do Parque Augusta, para o qual a Prefeitura alega não ter verba – necessária para desapropriar o terreno numa das regiões mais valorizadas do município. Representantes do movimento Aliados do Parque Augusta ofereceram opções ao secretário para obtenção da verba. Uma delas diz respeito aos mais de 50 milhões de reais que o ex prefeito Paulo Maluf foi obrigado a devolver à Prefeitura de São Paulo. “Essa verba não está prevista em nenhum orçamento”, lembrou um ativista presente à reunião.

O vereador Aurélio Nomura (PSDB) também questionou a possibilidade de destinar à área recursos da outorga onerosa, já que a região central foi a que mais recebeu esse benefício.

A reunião também contou com defensores do parque Cemucan, que fica em Cotia, mas hoje é administrado pela Prefeitura de São Paulo. A Prefeitura de Cotia pediu a administração do parque, mas os munícipes presentes na reunião temem o abandono da área e se posicionam contra a troca de gestão. Teixeira afirmou não acreditar que a Câmara Municipal aprovaria a medida.

Ao final, Ricardo Young pediu atenção do secretário com os parques. “Seria muito bom saber que há vontade política para esse tema, pois é preciso devolver qualidade de vida aos cidadãos”, defendeu. Teixeira encerrou sua participação declarando “compromisso assumido!” com os parques.

O movimento pediu que Teixeira e os vereadores da Frente visitassem a área do Parque Augusta no dia seguinte à reunião. E a visita não só aconteceu, como também sensibilizou o grupo, que se comprometeu a continuar trabalhando o tema nas próximas reuniões.

Próxima

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade terá reuniões ordinárias mensais, toda última quinta-feira do mês, às 10h. O secretário do Verde mostrou interesse em trabalhar mais próximo dos vereadores e contou que quer participar das próximas reuniões.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply