Ricardo Young: candidatura representa esforço da REDE de ampliar o diálogo com a sociedade

8-768x510

 

O lançamento de uma chapa própria da Rede Sustentabilidade para as eleições em São Paulo representa o esforço do partido de ampliar o diálogo com a população em geral em busca de uma cidade melhor. Na avaliação do candidato a prefeito pelo partido, o vereador paulistano Ricardo Young, o seu grupo também pretende atender aos anseios da sociedade por um novo modelo de desenvolvimento sustentável e também por uma nova prática na política, que leva em consideração a ética, a transparência e o amplo debate.

O nome de Ricardo Young foi referendado durante convenção da REDE, realizada nesta quinta-feira (28 de julho), no plenário da Câmara de São Paulo. Na ocasião, o partido também confirmou a ativista Carlota Mingolla como vice na chapa junto com o parlamentar. Além disso, o evento também apresentou os 16 candidatos a vereador para a disputa deste ano na capital paulista. Os porta-vozes nacionais, Marina Silva e José Gustavo Fávaro Barbosa, também prestigiaram o encontro.

“Nossa candidatura também representa tudo o que ligado a um novo protagonismo e também da participação dos jovens. Trata-se de um movimento muito grande, que a REDE começou a apontar um caminho, principalmente para a juventude, para os movimentos ligados à sustentabilidade, para a inteligência das redes sociais e assim possamos escrever um novo capítulo desse jeito de fazer política no país”, destacou o candidato.

Ricardo Young também ressaltou que as candidaturas majoritárias e proporcionais da REDE na capital paulista são fruto de um longo percurso, iniciado em 2008 quando um grupo de pessoas decidiu trazer o tema sustentabilidade para o debate político. Ele relembrou que essa movimentação começou junto com a porta-voz nacional do partido, Marina Silva.

“E sustentabilidade é muito mais que meio ambiente. A partir daí, surgiu a candidatura da Marina Silva e posteriormente vários movimentos. Depois, discutimos com a sociedade sobre uma democracia mais participativa. Com isso, nasceu a minha candidatura cívica em 2012. Espero que esses quatro anos como vereador, eu tenha acumulado ainda mais conhecimento sobre a cidade”, afirmou.

A candidata a vice na chapa disse que se colocou à disposição da REDE para compor a chapa majoritária como uma maneira de colaborar no projeto de transformar São Paulo numa cidade mais acolhedora para a população em geral. “Diante da crise que vivemos, encontrei nessa candidatura um espaço para a construção na qual estou bastante identificada e acredito que o município tem todas as condições para se tornar mais saudável para a sociedade. É para isso que vamos trabalhar”, salientou.

Detalhes da convenção

Além de Marina e Zé Gustavo, a convenção da REDE em São Paulo contou com as presenças de outras lideranças do partido. Nessa lista, também estavam o coordenador de AIPP da Executiva Nacional, Lucas Brandão, os porta-vozes estaduais da REDE-SP, Nelson Reis Pedroso e Alessandra Monteiro, e os municipais, Fernando Garcia e Marta Melo.

Os integrantes da REDE falaram sobre a Nova Política e apresentaram seu plano de governo para a Prefeitura de São Paulo e o programa destinado à Câmara municipal. Os dois conteúdos foram elaborados com a participação da sociedade.

Os candidatos também assinaram o “Compromisso com a REDE”, em que se comprometem organizar campanhas éticas, transparentes e participações, sempre com a utilização de recursos financeiros vindos de fontes legais. O documento prevê ainda que os concorrentes devem obedecer toda a legislação e usar a campanha para conscientizar a população sobre o papel dos vereadores e também manter uma postura ética, pautada nos princípios e valores da REDE.

Perfil dos candidatos

Nascido em São Paulo, o paulistano Ricardo Young é empresário e foi presidente do Instituto Ethos e da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yazigi Internexus, num dos maiores cases de franquias do mundo. Na juventude, participou de movimento estudantil nas lutas contra a ditadura e pelas liberdades democráticas.

Ele também foi o iniciador do Pacto de Integridade de Combate à Corrupção e pioneiro na luta pela sustentabilidade como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Em 2010, foi candidato a senador por São Paulo na chapa de Marina Silva e obteve mais de 4 milhões de votos. Foi eleito vereador da cidade de São Paulo em 2012, com 42.098 votos. Em fevereiro de 2016, migrou para a REDE, partido que ajudou a fundar.

Carlota Mingolla é ativista social, pesquisadora e consultora de inovação. Participou da fundação da REDE e integra movimentos que potencializam a natureza criativa da cidade, com iniciativas que qualificam a participação política.

 

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply