CPI da Compensação Ambiental discute impactos da supressão do verde na fauna

CPI_CA
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Compensação Ambiental realizou hoje (30) uma reunião com especialista para debater a relação e o impacto causado na fauna pela supressão de áreas verdes na cidade de São Paulo.
 
A escassez de vegetação provoca alterações no habitat natural de diversas espécies de animais que sobrevivem em parques e praças das regiões metropolitanas. Para Juliana Summa, Diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e Meio, a manutenção da floresta urbana se relaciona diretamente com a fauna: “quanto maior o maciço florestal, maior a quantidade de animais. Atualmente, a biodiversidade e a fauna são desconsideradas pela compensação ambiental”, disse.
 
O conceito de floresta urbana compreende não só a vegetação, mas também todas as espécies a elas vinculadas. “O grande desafio da manutenção é que a floresta urbana é diretamente afetada e influenciada pela atividade humana, em diversos aspectos, como a saúde, o crescimento e as funções do ecossistema”, explicou a Dra. Glaucia Santelli, professora de biologia da Universidade de São Paulo.
 
Para Fabio Vilas Boas, especialista em Meio Ambiente da Sinduscon, o interesse da população em áreas verdes tem crescido muito nos últimos anos. “Os grandes empreendimentos estão englobando a criação de novos espaços verdes, porque há uma valorização do imóvel. As pessoas estão cada vez mais interessadas nesses tipos de locais”, disse. Com a demanda, porém, há uma grande dificuldade de cuidado e supervisões adequadas do maciço arbóreo.
 
“O cidadão não pode cuidar de nada que seja público sem a autorização do sistema público. Porém, o Poder Público não consegue chegar onde deve”, apontou o vereador Ricardo Young (Rede). Ele considera que é preciso haver campanhas que incentivem a participação direta da sociedade na preservação de áreas verdes. “Se não empodeirarmos a população para fazer isso, a tendência é que o descaso dessas entidades acabem com essas áreas”, concluiu.
 
Ao término dos trabalhos, a CPI da Compensação Ambiental produzirá um relatório com a finalidade de rever a Legislação, de forma a melhorá-la e simplifica-la para que esse e outros pontos abordados tenham uma adequada tratativa.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply