Frente Parlamentar pela Sustentabilidade debate o PL de desperdício de alimentos

FrenteSus
A Frente Parlamentar Pela Sustentabilidade debateu hoje (17) o PL 581/2015, protocolado pelo vereador Ricardo Young (Rede), que trata do desperdício de alimentos na cidade de São Paulo. O projeto visa destinar os alimentos descartados pela Indústria e comércio, que ainda estejam próprios para consumo, à população em situação de vulnerabilidade social.
 
O PL tem origem na sociedade civil organizada, e foi apresentado ao mandato de Young por Daniela Leite, atuante no projeto Comida Invisível. Daniela contou hoje na reunião que seu interesse pelo tema nasceu enquanto passeava, com o filho, pelos arredores do CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). Lá ela se deparou com uma imensa quantidade de alimentos descartados no chão. “Percebi que o nosso problema não é a falta de comida, é o desperdício, o descarte e a distribuição”, concluiu.
 
O que Daniela relatou pode ser elucidado em estudos e pesquisas acerca do tema. A ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), constatou o desperdício de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos por ano no mundo. Além disso, no CEAGESP, 101,6 toneladas de alimentos são desperdiçadas por dia.
 
Rosana Perroti, da Plataforma Sinergia, apresentou o que acredita ser a solução para esse problema: a tecnologia. O intuito é transformar os alimentos “in natura” (de origem vegetal) em uma farinha, cujas propriedades são essenciais para a alimentação humana, prolongando a durabilidade dos nutrimentos e alimentando, assim, milhões de pessoas. “Já existe tecnologia desenvolvida para isso”, disse.
 
O vereador Ricardo Young, presidente da Frente, pretende levar o projeto adiante, estabelecendo todas as especificações técnicas necessárias pare atender a demanda de quem realmente precisa “Os alimentos se tornam rapidamente descartáveis, gerando um desperdício brutal, que, se nós resolvêssemos, a fome no mundo acabaria”, concluiu.
 
No final da reunião foram eleitos o vice-presidente, vereador Toninho Vespoli (PSOL), e o secretário, vereador Gilberto Natalini (PV).
 
A próxima reunião da Frente será no dia 29 de março.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply