Hoje no Plenário: “A única coisa decente que resta à presidente Dilma é renunciar”

dilma

O vereador Ricardo Young (PPS) falou hoje (11) em plenário sobre a conjuntura nacional e a crise política que o país vive.
Ele destacou que a falta de liderança da presidente Dilma deixa o país como um trem desgovernado, sem possibilidade de voltar ao rumo certo. Para ele a renúncia da presidente é mais do que uma questão meramente jurídica. Trata-se de um dilema ético.
Confira a íntegra de sua fala:
 
“Vou aproveitar a oportunidade para tecer algumas considerações sobre a conjuntura nacional. Nós usamos esta tribuna para discutir a cidade, mas muitas vezes esquecemos que ela está em um sistema maior, do estado e da nação. Algumas coisas que estão acontecendo com a nação influenciam diretamente a governabilidade da cidade. A reflexão que eu gostaria de fazer é: por que alguém se torna político? Por que alguém recebe um mandato?
 
A resposta parece bastante óbvia. Alguém recebe um mandato para representar interesses ou governar no melhor espírito público. Portanto pressupõe-se que qualquer político que tenha um mandato, tenha também uma liderança. Porque quando ele representa alguma causa ou algum projeto, ele precisa mobilizar pessoas, precisa ter credibilidade, precisa ser capaz de mobilizar opinião pública em torno das causas que ele defende, que são na verdade causas de um segmento importante da população.
 
Quando nós falamos de um mandato executivo, de um prefeito, um governador, uma presidência da república, essa liderança é inequívoca. Imaginem um presidente de empresa, ou um líder de uma ONG, que não tenha nenhum comando sobre seus diretores, que a organização não tenha nenhuma governabilidade porque essa liderança não tem nenhuma credibilidade. É o que está acontecendo, por exemplo, com a presidência da Petrobras. Se nós formos olhar as ações da Petrobras na bolsa, elas praticamente viraram pó. Isso aconteceu porque a organização se tornou um elefante desgovernado.
 
Eu estou fazendo estas considerações para colocar a questão da presidente Dilma. A presidente recebeu votos do país para governa-lo e isso não é tarefa menor. Governar o país significa liderar ministros, comandar o orçamento, dialogar com governadores, representar o país internacionalmente, fechar acordos com estadistas do mundo inteiro. Portanto não é tarefa pequena, não é alguma coisa que pode ser feita com falta de credibilidade. Não é algo que possa se fazer sem legitimidade.
 
O que acontece agora no país é uma situação muito assustadora. Nós estamos mais do que em crise. Estamos sem liderança e complemente desgovernados. Imaginem a situação de um navio em mar revolto, cujo o almirante simplesmente desaparece e fica cada um por si, tentando decidir como esse navio vai ser governado, ou vai navegar em mares revoltos.
 
Exatamente assim que o Brasil se encontra. A nossa presidente perdeu complemente a liderança. Não tem a mínima credibilidade. A sua equipe está cada vez mais enredada em denúncias de corrupção. Ministérios sem credibilidade. Brasil em crise. Inflação sendo projetada em 7,5% ao ano. Bolsa de valores caindo. Déficit público aumentando. Agora mais de 20 governadores estão arriscando desafiar a lei da responsabilidade fiscal, uma vez que o governo federal já o fez.
 
Portanto, a presidente Dilma não reúne mais condições para governar e todos nós estamos sofrendo as consequências disso. Esta cidade está sofrendo consequências agudas da falta de governabilidade do país. Assim, a única coisa decente que resta à presidente da republica é renunciar ao seu mandato e permitir que o Brasil e as demais forças desse país possam retomar os rumos da nação que está em crise e precisa urgentemente de liderança”.

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply