Conheça o PL 416 que cria o novo sistema de transporte público individual

O PL 416/2015 está dando o que falar.

As notícias tem dado destaque à extinção dos alvarás, mas o projeto é muito mais do que isso.

Trata-se de uma reformulação do sistema de transporte público individual de passageiros na cidade de São Paulo.

Segundo o texto apresentado, a Prefeitura seria responsável pela criação da Plataforma Municipal de Transporte Individual (PMTI), ambiente tecnológico em que serão cadastrados: os motoristas profissionais autônomos do município; as empresas prestadoras de serviços de transporte individual (empresas de taxi ou locadoras de veículos); as empresas de tecnologia, provedores de rede de compartilhamentos e aplicativos conectados à internet que intermediam o contato entre ofertantes e demandantes de serviço de transporte individual de passageiros; e os veículos autorizados a operarem no sistema.

O motorista que se cadastrar na PMTI vai precisar atender uma série de requisitos, entre ele ser portador de Condutaxi. Se estiver tudo ok, ele vai receber o Termo de Licença de Operação (TLO), documento equivalente ao alvará, mas que não poderá, em hipótese alguma, ser transferido a outra pessoa. O TLO deverá ser renovado a cada cinco anos e no caso de morte do titular da licença, ela é automaticamente extinta.
Com estas condições, o projeto vai acabar com essa prática ilícita que ocorre atualmente na cidade, de comercialização e locação de alvarás, que são licenças públicas, que acabaram se tornando verdadeiros patrimônios.

Inicialmente o número de TLO’s será limitado a 50 mil, para resguardar àqueles que já trabalham neste mercado.

O projeto determina também as obrigações das empresas que trabalham nesse mercado, regulando suas responsabilidades e direitos. O texto garante ainda a validade dos alvarás existentes por mais três anos. Após esse prazo, o motorista deverá migrar para o PMTI e obter o seu TLO.
O projeto foi construído com base em discussões realizadas com todos os envolvidos nessa questão e você também pode contribuir. Ele está disponível no site Legislando para receber contribuições e, apesar de já estar protocolado, pode ainda ser modificado.

 

Related posts

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

Comissão de Transportes promove Audiência Pública sobre a implantação de parklets

A Comissão de Transportes realizou hoje (23) uma Audiência Pública para debater os critérios para implantação e regulamentação dos parklet: áreas...

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

Frente Parlamentar pela Sustentabilidade apresenta suas diretrizes para novos vereadores

A Frente Parlamentar pela Sustentabilidade recebeu hoje (25) os novos vereadores eleitos para o próximo ano na cidade de São Paulo. Em um clima...

Leave a Reply